quinta-feira, 28 de julho de 2011

BEBIDAS E GOURMET

E Cerveja
Harmoniza Com Que ?


 A harmonização entre bebidas e pratos é sem dúvidas uma arte, fique ligado no Blog Gentleman’s e aprenda as harmonizações perfeitas entre bebidas destiladas e fermentadas com todos os tipos de pratos.

Todas as bebidas podem ser harmonizadas, desde uísques até cervejas e para todas estas combinações existe uma regra básica : Identifique o sabor do prato e da bebida, para que um não se sobreponha ao outro.

A harmonização de cervejas baseia-se em três pilares, o primeiro é o Corte, ou seja ,quando elementos como o amargor da bebida quebram o sabor da gordura do prato, limpando assim o paladar. Em seguida temos o  Contraste, quando o sabor do prato e da cerveja acabam por valorizar ambos, e por fim a Semelhança que é quando prato e a cerveja possuem elementos sensoriais que se assemelham e agregam sensações aos dois.




Dicas gerais de harmonização



Cervejas leves acompanham comidas leves, enquanto cervejas mais fortes, intensas e encorpadas harmonizam melhor com comidas mais pesadas e gordurosas.

Quanto mais escura a cerveja, mais escura deve ser a comida da harmonização. Cervejas escuras recebem essa cor dos maltes escuros, que normalmente têm um sabor mais tostado e algumas vezes mais adocicado, que combina bem com os mesmos sabores das comidas bem assadas ou grelhadas.

Quanto mais picante for a comida, mais lupulada e amarga deve ser a cerveja. O lúpulo consegue cortar bem o efeito das pimentas, permitindo que você consiga sentir melhor os sabores tanto do prato quanto da cerveja.

Deixe que a região seja seu guia. Cervejas e comidas originárias da mesma região quase sempre funcionam bem juntas.

É importante ter atenção especial à sequência em que são servidas as cervejas. Se você planeja servir cervejas de diferentes estilos, prefira começar com as mais leves, tanto em sabores quanto em álcool, evoluindo para cervejas mais complexas e encorpadas no final. O mesmo vale para cervejas secas e doces. Comece pelas secas. O objetivo é que os sabores mais intensos não atrapalhem ou sobreponham os sabores mais leves. Também evita que as pessoas sintam-se pesadas ou sonolentas logo no início da harmonização.




Nenhum comentário:

Postar um comentário